top of page

Fotografia

Malick Sidibé, República do Congo

“Com essa documentação quero mostrar a alegria e inocência da juventude africana”, disse Malick Sidibé

Conhecido pelos retratos que pesquisam a cultura popular de Bamako nos anos 1960, Sidibé mostra-nos uma África alucinada e feliz com todas as promessas e possibilidades pós-independência. Apesar de sair das ruas e se dedicar aos retratos em estúdio na década seguinte, Sidibé é reconhecido pela captura da evolução da moda, estilo de vida e desejo de emancipação dos anos 1960 e 1970. Foi o primeiro artista africano a ganhar o Leão de Ouro em Veneza em 2007.

Seydou Keïta, Mali

Considerado um dos maiores fotógrafos da primeira metade do século XX, Seydou Keïta é autor de um testemunho excepcional da sociedade malinesa durante uma importante transição social: fotografa desde o fim da Segunda Guerra até a independência no início dos anos 1960.
Maestria no enquadramento e inventividade das poses somados aos cenários com tecidos decorativos gráficos e extravagantes proporcionam um ar sublime às suas personagens – que podem aparecer sozinhas, em casal, em família ou com amigos. Carros, motos, bicicletas ou rádios também podem aparecer para compor as cenas e ajudam a expressar a posição social dos modelos ou a sua personalidade.
As inovações estilísticas, a atitude dos personagens, as roupas e as impressões com motivos africanos ao fundo dão a estas imagens uma força que influencia muitos artistas até hoje.

J. D. 'Okhai Ojeikere, Nigéria

© Art'Ualiza-te! Projeto Multimédia 2019/2020

(11) 3456.7890 | (11) 3456.7890

bottom of page