top of page

G A L E R I A  N E O I M P R E S S I O N I S T A

O Neoimpressionismo constituiu uma sequência do Impressionismo, como uma reação contra ele. 

Por um lado, foi uma continuidade pois favoreceu a pintura em plein air, os temas da vida quotidiana e uma paleta de cores claras; por outro lado, acabou por se lhe opor, uma vez que substituiu a técnica intuitiva da juntaposição de tons sobre a paleta pelo método da «divisão» da cor - o divisionismo.

O divisionismo:

Para Georges Seurat (1859-1891), os impressionistas não tinham atingido uma visão exata e científica da natureza. Os impressionistas supostamente pretendiam chegar a uma visão baseada na perceção pura, mas esta acabava sempre por ser alterada pela subjetiva impressão pessoal dos pintores.

Aquilo que Seurat definiu como divisionismo - a divisão dos tons aplicados em pequenos pontos de cor pura - correspondeu a uma sistematização científica das «impressões» de Monet, Renoir, Sisley e companheiros.

05e2879ea446a34fd0b7d34c3c737f62.jpg

Círculo cromático, Michel Eugène Chevreul

A ação de Georges Seurat

Seurat lera trabalhos teóricos sobre a ótica e a cor. Para Seurat, a cor é o resultado de uma mistura ótica que tem lugar na retina. Segundo a «lei do contraste simultânea» estabelecida por Michel Chevreul (1786-1889), cada cor afeta a cor mais próxima com a sua complementar.

Georges-Pierre-Seurat-Modelo-de-frente.j

A sua «pintura ótica» consistia na aplicação de pequenos pontos de tons complementares juntos uns dos outros - a técnica do pontilhismo - que corresponderiam à cor do objeto se observado de muito perto.

O objetivo:

Era que a leitura da cor resultasse da mistura ótica destes tons efetuada pela retina - correspondendo à percepção da cor-luz - e não através da mistura de tons de cor-pigmento sobre a tela (à semelhança da técnica impressionista).

Características gerais do NeoImpressionismo

1) Execução laboriosa e lenta: o tempo e o movimento
estão congelados;

2) As composições são
estruturadas com todo o rigor
e as personagens subtidas a
uma rigorosa geometria;

3) As tintas são aplicadas na tela
no seu estado puro em
pequenas manchas ou pontos
e sem se misturarem:
pontilhismo e divisionismo.

4) Exaltação da luminosidade e da cor
5) Valorização de valores estruturais e
formais na conceção da obra: todos os elementos se encontram
distribuídos em planos consecutivos
perfeitamente delimitados.

No Neoimpressionismo, arepresentação do instante luminoso perde importância e a relevência dada ao jogo da harmonia das cores aumenta, havendo uma rigorosa construção de cores, de formas e de linhas, segundo as leis universais da harmonia.

Principais representantes do Movimento:

© Art'Ualiza-te! Projeto Multimédia 2019/2020

(11) 3456.7890 | (11) 3456.7890

bottom of page