top of page

Modernismo americano

Não há uma data única para o início do modernismo na América, pois dezenas de artistas estavam ativos no início do século XX.

O "1913 Armory Show", em Nova York, exibiu o trabalho contemporâneo de vários artistas europeus, bem como americanos, sendo a primeira amostra de arte moderna nos Estados Unidos. As pinturas impressionistas, fauvistas e cubistas surpreenderam muitos espectadores americanos acostumados à arte mais convencional. No entanto, inspirados pelo que viram, muitos artistas americanos acabaram por ser influenciados pela sua estética mais progressiva.

u-g-PPYE7R0.jpg

Os organizadores da exposição conseguiram reunir obras de Ingres, Delacroix, Degas, Cézanne, Renoir, Monet, Gauguin, Van Gogh, Manet, Brancusi, Signac, Raoul Dufy, Braque, Matisse e Duchamp.

Contexto:

Para compreender o Armory Show é importante mencionar dois pólos de renovação das artes americanas do início do século XX. Trata-se de Robert Henri e de Alfred Stieglitz.

Robert Henri

 Henri é líder de um grupo de artistas de tendência socialista. Em 1910, ele organiza a Exhibition of Independent Artists, exposição que, considerada uma prévia do Armory Show, é importante na medida em que os artistas, com sua produção, de caráter realista, tentam romper com o academismo então vigente. No entanto, na busca de uma arte genuinamente americana, não abre espaço para as inovações estéticas inerentes ao modernismo europeu

robert-henri(1).jpg
1200px-Alfred_Stieglitz.jpg

Alfred Stieglitz

Fotógrafo americano e grande promotor de arte moderna. Foi responsável por introduzir grandes artistas europeus como Picasso, Duchamp, Gauguin, Van Gogh às elites americanas.

Os seus trabalhos artísticos »

© Art'Ualiza-te! Projeto Multimédia 2019/2020

(11) 3456.7890 | (11) 3456.7890

bottom of page